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Comunicação Acessível:
Uma Necessidade de Inclusão nas Marcas
Por Patricia Allerberger | Fundadora da PA Digitall Comunicação Acessível

A acessibilidade na comunicação digital é um tema cada vez mais relevante para marcas e profissionais que desejam ampliar seu alcance e oferecer uma experiência inclusiva a todos os consumidores. Para entender melhor esse assunto, conversamos com Paty Allerberger, fundadora da PA Digitall, consultoria especializada em acessibilidade digital. Paty compartilhou sua trajetória, insights sobre o impacto da acessibilidade na experiência do cliente e como as empresas podem começar a tornar suas redes sociais mais inclusivas.

Patricia Allerberger - Nossa Entrevistada

"As questões de acessibilidade e inclusão sempre fizeram parte da minha vida, pois sou uma pessoa com deficiência desde que nasci. Escolhi fazer jornalismo para dar voz às pessoas com deficiência, mas a vida me levou para o marketing digital.

Nos quase dez anos em que trabalhei com criação de conteúdo para agências e seus clientes, percebi com ainda mais clareza a dificuldade que profissionais e marcas têm de se comunicar com consumidores com deficiência e de entender a importância da acessibilidade. Isso me incomodava muito. Em 2022, decidi unir meu conhecimento em marketing digital e comunicação acessível à minha experiência como consumidora com deficiência e criei a PA Digitall, uma consultoria voltada a ensinar profissionais e marcas a produzirem conteúdo acessível nas redes sociais."

Audiodescrição da foto de Patricia: Foto retangular vertical. Ela é uma mulher branca, de cabelo liso e castanho um pouco abaixo dos ombros, olhos castanhos levemente puxados e uma covinha na bochecha direita. Ela usa óculos de armação preta e rosa, camiseta de mangas curtas cor-de-rosa clara e calça jeans. Ela é cadeirante. Atrás dela há um fundo preto.

Os Erros Mais Comuns das Marcas

Muitas empresas ainda ignoram aspectos essenciais da acessibilidade na comunicação digital. O primeiro erro é acreditar que pessoas com deficiência consomem apenas produtos de tecnologia assistiva ou medicamentos. "Existem consumidores com deficiência em todos os segmentos do mercado", ressalta Paty.

Além disso, há uma percepção equivocada de que esse público tem um impacto econômico reduzido. "Os dados do IBGE mostram que há 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, e o potencial econômico delas é de R$ 11 bilhões", enfatiza.

Os principais desafios enfrentados por consumidores com deficiência incluem:

  • Falta de acessibilidade no conteúdo e no processo de compra;

  • Atendimento despreparado para lidar com clientes com deficiência;

  • Falta de representatividade nas campanhas publicitárias.

Como as Empresas Podem Implementar a Acessibilidade

A inclusão digital impacta diretamente a experiência do cliente e pode trazer diversos benefícios para as marcas. Segundo Paty, as empresas que adotam recursos de acessibilidade em seus conteúdos garantem:

  1. Imagem positiva – A marca é vista como inclusiva e diversa;

  2. Maior alcance e engajamento – O conteúdo acessível chega a um público mais amplo;

  3. Melhoria na experiência do usuário – Usuários com e sem deficiência se beneficiam;

  4. Conformidade legal – Evita problemas com regulamentações de acessibilidade.

Para começar, Paty recomenda que as empresas:

  • Invistam na capacitação do time sobre comunicação acessível;

  • Utilizem imagens e vídeos representativos e de boa qualidade;

  • Escolham fontes legíveis e cores de alto contraste;

  • Incluam recursos como legendas em vídeos, descrição de imagens e janela de Libras;

  • Produzam textos claros e objetivos.

"Os recursos de acessibilidade devem ser pensados durante a produção do conteúdo. É muito mais fácil e econômico criar um material já seguindo as boas práticas do que tentar incluí-los depois", reforça.

O Impacto da Acessibilidade na Experiência do Cliente

A acessibilidade melhora a experiência de usuários com e sem deficiência. "Um vídeo com legenda, por exemplo, impacta tanto clientes com deficiência auditiva quanto aqueles que estão assistindo sem som, sem fones de ouvido ou em um ambiente barulhento", exemplifica Paty.

Ela reforça que a acessibilidade não é um custo, mas um investimento que amplia o alcance das marcas e melhora a percepção dos consumidores sobre elas.

Recomendações de Leitura

Para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade e inclusão, Paty recomenda algumas leituras:

  • Manual Anticapacitista – Carolina Ignarra e Billy Saga;

  • Guia Anticapacitista – Ivan Baron;

  • Capacitismo: O mito da capacidade – Victor Di Marco;

  • Manual Ampliado da Linguagem Inclusiva – André Fischer;

  • Comunicação Inclusiva: Como se comunicar de forma inclusiva na prática? – Liliana Rocha.

A acessibilidade na comunicação digital é um caminho sem volta. Marcas que se preocupam com esse tema não apenas se tornam mais humanas e eficientes, mas também se destacam no mercado. "Quando as empresas começam a pensar na acessibilidade desde o início, elas não só evitam retrabalho e custos extras, mas também constroem uma relação mais próxima e respeitosa com seus clientes", finaliza Paty.

Se você deseja implementar acessibilidade na sua estratégia digital, acompanhe a Dediq Hub para mais insights e conteúdos sobre o tema!

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